Visual Stimuli

A LUZ QUE DEFINE A AQUITETURA!

Propôs-se a integração dum passadiço, adoçado ao longo do percurso principal, deixando em estado natural as restantes derivações das grutas.  O material seleccionado para a sua constituição é o plástico reciclado extrudido, tanto pelas suas características de durabilidade em ambientes húmidos e reduzida manutenção, como pelo pela segurança e conforto proporcionados (anti-derrapante e simultaneamente permitindo […]

Written by

×

Grutas Poço Velho

Propôs-se a integração dum passadiço, adoçado ao longo do percurso principal, deixando em estado natural as restantes derivações das grutas. 

O material seleccionado para a sua constituição é o plástico reciclado extrudido, tanto pelas suas características de durabilidade em ambientes húmidos e reduzida manutenção, como pelo pela segurança e conforto proporcionados (anti-derrapante e simultaneamente permitindo uma passagem confortável nas zonas baixas), como ainda pelas características acústicas (vibração ao impacto quase nula).

Também na componente visual permite uma imagem discreta, não interferindo com a leitura da gruta.

E ao nível ecológico é uma mais valia, uma vez que o material é 100% constituído por plástico reciclado e portanto retirado do ambiente.

A Iluminação das zonas mais profundas das grutas, espaços principais e elementos a realçar utilizando tonalidades de luz adaptadas a cada situação tornam o percorrer das mesmas mais apelativo e seguro.

Nalguns locais selecionados a luz será “tremeluzente” de forma a proporcionar ao visitante um ambiente próximo do passado como necrópole, quando a única luz provinha do fogo.

Ficha técnica:
Arquitetura – Carlos Flor + João Figueiredo
Dono de obra – CM Cascais